Pular para o conteúdo
Abdominal exercicio

Abdominal : Dicas de exercícios e variações

Tempo de Leitura: 4 minutos

O treino abdominal é um dos mais importantes para quem deseja treinar a musculatura dessa região e entre eles, o reto é o mais popular e mais fácil de ser feito, por isso mesmo faz parte da rotina da maior parte das pessoas.

Por mais que seja simples, há quem não faça ideia de como realizar esse exercício corretamente, o que impede que haja o isolamento dos músculos corretos e que devem ser treinados, bem como aumenta o risco de lesões.

Dito isso, aqui neste artigo nós iremos mostrar tudo o que há de mais importante a respeito do exercício abdominal, como os principais músculos envolvidos, as variações do exercício e como executá-lo, entre outros.

Vamos lá!

Abdominal como fazer
Abdominal como fazer

Principais músculos envolvidos

Quando você realiza o exercício abdominal reto, há três músculos que são trabalhados diretamente, veja abdominal como fazer :

Principais variações para cada grupo muscular envolvido

Quem deseja ter variações para treinar não só os músculos envolvidos no abdominal reto, mas também outros da região do abdômen, tem muitas opções que vão estar de acordo com o objetivo principal, veja a seguir abdominal exercícios.

Abdominal variações
Abdominal variações

Abdominal infra

Esses são os melhores exercícios para a porção inferior do abdômen abdominal infra:

Abdominal supra

Veja as dicas de melhores opções para treino abdominal supra:

Abdominal remador

O abdominal remador é uma variação muito usada com o intuito de estender e de flexionar o tronco por interior em um só exercício, sendo então apontado como um dos abdominais mais intensos e cansativos para se fazer.

LEIA >>>  Retenção de líquidos: Entenda o que fazer para reduzir o inchaço corporal

Ele é muito usado, por exemplo, nos treinos para formação de novos militares.

Abdominal oblíquo

O abdominal oblíquo é considerado como sendo uma das melhores alternativas para quem quer tornar mais rápido o processo para perder gordura nessa região abdominal para obliquo.

Através dele, você conseguirá trabalhar a musculatura do abdômen e do peitoral, deixando assim os músculos laterais oblíquos bastante definidos veja mais em abdominal musculos.

Abdominal exercício
Abdominal exercício

Como executar corretamente o exercício

Uma das coisas mais importantes a respeito do exercício abdominal reto é que você deve saber exatamente como executá-lo, de modo que evite possíveis lesões na região lombar e nas costas.

Além disso, uma correta execução é o que irá garantir que você vai conseguir obter êxito no ganho da musculatura do abdômen, quando segue a rotina correta de treinos.

E como executar da maneira certa o abdominal? Isso é o que nós vamos mostrar a seguir em um passo a passo:

Principais erros na execução

Cometer erros na hora de executar o exercício abdominal pode colocar em risco os resultados que você vai obter e ainda gera uma maior probabilidade de lesões, principalmente nas costas.

Por conta disso, é extremamente importante que você saiba quais os erros mais comuns que a maioria das pessoas ainda cometem, como:

Abdominal Movimento
Abdominal Movimento

Melhor exercício livre para substituir (sem usar aparelho)

Para você que deseja substituir o abdominal reto, seja porque acredita que o exercício não está sendo eficaz, ou ainda porque quer outros que trabalhem músculos diferentes, há algumas dicas excelentes, como:

Efeitos colaterais de erros no exercício para abdômen

Os exercícios abdominais estão presentes em praticamente todas as fichas de treinos, desde os iniciantes até os mais experientes, mas o que poucos sabem é que executá-los incorretamente traz grandes efeitos colaterais.

LEIA >>>  Qual o melhor horário para se exercitar? Descubra se há um horário certo!

Quem mais costuma sofrer no corpo quando o exercício para abdômen não é feito corretamente são os discos da coluna, que podem sofrer com lesões muito sérias e que poderão até mesmo gerar hérnias.

Cuidados ao executar o abdominal reto

Na hora de realizar o exercício abdominal reto, bem como qualquer outro tipo de exercício voltado para o abdômen, há alguns cuidados que podem ajudar a evitar problemas sérios no futuro.

Os principais são:

Tomando todos esses cuidados e fazendo corretamente os exercícios abdominais, então você vai ter a certeza de que os bons resultados irão surgir com o tempo e nenhum prejuízo vai ser ocasionado.

Como potencializar o exercício

As pessoas que querem potencializar o exercício abdominal reto podem fazer uso de alguns artifícios para potencializar os bons resultados, e o melhor de tudo é que eles são muito fáceis de se colocar em prática.

Veja a seguir uma lista com a dicas mais eficientes para garantir que você vai obter resultados ainda melhores ao abdominal como treinar o abdômen, como:

Conclusão

Como você viu, os exercícios abdominais podem trazer resultados incríveis, principalmente o reto ou crunch, que é o mais comum, mas todas as variações também ajudam a deixar a musculatura dessa região hipertrofiada.

Neste texto, você conheceu mais sobre como esses exercícios devem ser executados da forma certa, para trazer resultados incríveis, bem como os cuidados a serem tomados e os erros mais comuns cometidos na academia.

Com todas essas informações em mãos, você apenas terá os benefícios do exercício em sua vida e não terá qualquer tipo de problema no curto e longo prazo.

Gostou do artigo de hoje sobre o exercício abdominal?

LEIA >>>  Tontura nos treinos: O que pode ser? Como evitar?