Publicado em Deixe um comentário

Água de coco e seus benefícios

Tempo de Leitura: 2 minutos

Além de muito saborosa e refrescante, a água de coco é rica em sais minerais e nutrientes que mantém nosso corpo saudável. Ela hidrata muito e, como já foi muito discutido, não engorda como se pensava.

A água de coco é rica em vitaminas, minerais, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que fazem o corpo funcionar melhor. É considerada o reidratante oral mais eficaz que existe, superior a qualquer um industrializado. Ela faz tão bem à saúde e é tão compatível com o corpo humano que pode ser injetada na veia, fato comum durante a 1ª e 2ª Guerras Mundiais. Mas atenção! Não tente fazer isso em casa!

Quais os benefícios da água de coco?

Engana-se quem pensa que a água de coco só serve para hidratar. Seus benefícios vão muito além. Ela elimina toxinas do corpo, reduz a pressão arterial e risco de doença cardíaca, previne aterosclerose, facilita as funções renais, previne doenças, como vários tipos de câncer, facilita a digestão, o controle dos níveis de glicemia no sangue, a circulação sanguínea, deixa o sistema imunológico mais ativo, possui propriedades antienvelhecimento e ajuda na preservação de bactérias amigas da saúde.

Sabia que ela ainda alivia queimaduras. Isso mesmo! Caso você tinha sido queimado por um objeto quente ou uma queimadura de sol, a água de coco pode ser aplicada diretamente no local, a fim de curar e suavizar a pele. Além disso, ela pode ajudar a curar queimaduras internas no esôfago, causadas por refluxo ácido.

Para quem pratica esporte, o melhor isotônico é a água de coco, pois é natural, um de seus nutrientes é o potássio, que ajuda no estoque de glicogênio (combinação de moléculas de glicose que fornece energia imediata para os músculos).

Veja :  Alimentação macrobiótica: Entenda como ela funciona!

agua de coco

Água de coco engorda ou emagrece?

Não se pode dizer ao certo se a água de coco engorda ou emagrece, mas é fato que todo o consumo exagerado de qualquer alimento, com certeza não fará bem ao corpo. Mas, por conter 95% de água, somente 5% de açúcar e pouquíssima quantidade de gordura, a água de coco não engorda.

Como benefício também, ela acelera o metabolismo, contém baixo valor calórico e é um alimento diurético, auxiliando muito no processo de emagrecimento. No entanto, a água de coco só ajuda na perda de peso quando aliada aos hábitos alimentares saudáveis ou introduzida em sucos desintoxicantes, como os Detox e em receitas magras.

Quer conhecer outros alimentos que fazem bem para a saúde? Confira a seção sobre alimentação!

Como comprar e conservar o coco verde?

– O período de safra é de janeiro a julho;

– Bata com uma moeda na casca: se estiver fresco, o som será estridente; se o som for oco, o coco está estragado;

– Fechado, o coco verde conserva-se por dois meses. Aberto, a polpa deve ser consumida no mesmo dia ou guardada em recipiente tampado na geladeira, por, no máximo, cinco dias;

– Uma vez exposta ao ar, a água de coco perde rapidamente grande parte de suas propriedades nutricionais, iniciando a sua fermentação.

– Ao beber água no coco, use canudinho. A casca pode estar contaminada e pode transmitir alguma doença.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *