Indice / Sumário
Conhecer as plantas medicinais é fundamental para que possamos saber quais remédios naturais podemos recorrer quando estamos com algum problema de saúde. E por isso hoje nesse artigo eu irei falar um pouco mais sobre o barbatimão, uma excelente planta que pode ser usada no tratamento de hemorragias, queimaduras, e algumas dores.
Se você ainda não conhece o barbatimão esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ele. Confira!
Barbatimão: O que é?
O barbatimão também conhecido com os nomes populares de barba-de-timan, casca da mocidade ou ubatima, é uma planta medicinal muito utilizado em diversos tipos de tratamentos nas quais citamos as hemorragias, queimaduras, dores de garganta, inchaço e hematomas de diversos tipos, além de ajudar no tratamento de doenças como a malária e a diabetes, devido o seu alto teor de propriedades anti-inflamatórias.
Ainda devido a sua propriedade medicinal, a planta serve de matéria prima para a confecção de pomadas, cremes e sabonetes, que são adquiridos em farmácias de manipulação.
Para que serve o barbatimão?
O barbatimão é uma planta medicinal que já era muito utilizada até mesmo pelos índios e tem diversas funções, como tratar doenças e infecções de pele, pressão alta, úlceras, hérnias, diarreia, problemas no fígado ou no rim, hematomas, queimaduras, diabetes, conjuntivite, gastrite, entre outras, tendo como principal ponto a ação de diminuir dores e desconfortos, diminuindo a sensibilidade local.
Além disso, o barbatimão é uma planta que ajuda também no tratamento de HPV, já que a planta está ligada como matéria-prima na confecção de pomadas próprias para esse tipo de tratamento, sendo muito utilizada também para combater inflamações do útero e do ovário, gonorreia e corrimento vaginal.
Propriedades
Como podem ver o barbatimão é uma planta que serve para tratar diversos problemas devido as suas propriedades, como ação cicatrizante sobre a pele e mucosas, ação antidiabética, diurética, coagulante, antibacteriana, antioxidante, anti-inflamatória, anti-hipertensiva e também analgésica.
Além disso, ele também ajuda a eliminar toxinas do organismo, promovendo a diminuição da sensação da dor, o inchaço, e vermelhidão que são causados por hematomas na pele.
Como usar o barbatimão?
Devido a grande variedade de opções de tratamento com o barbatimão, a forma de como utiliza-lo irá depender de cada tipo de tratamento, podendo ser utilizado aplicando diretamente na pele ou também na forma de chá utilizando-se das suas folhas, caule e casca para a confecção.
Confira abaixo como fazer o chá de barbatimão:
Ingredientes
- 20g da folha ou casca de barbatimão
- Água
Modo de preparo
Ferva um litro de água, em seguida adicione as folhas com casca do barbatimão, misture e deixe descansar de 5 a 10 minutos. Depois é só coar e beber de 3 a 4 vezes por dia.
Para casos de tratamento de partes íntimas, despeje o chá em uma bacia grande e utilize de banho de assento para tratá-las.
Benefícios da planta
Alguns dos benefícios que o uso desta planta medicinal poderá te trazer são:
- Ação cicatrizante
- Ajuda a evitar o surgimento de cáries
- Ajuda a controlar a gastrite
- Combate a doença de chagas
- Ajuda a tratar dores de garganta
- Combate a candidíase
- Ajuda no tratamento de queimaduras
- Ajuda no tratamento de hemorragias
Quem não deve usar?
O barbatimão é contraindicado para mulheres grávidas, e também mulheres que estão amamentando já que a as propriedades da planta podem atuar de forma negativa para o bebê que ainda passa por um processo de adaptação em seu organismo.
Além disso, pacientes com problemas graves no estômago como úlceras e câncer, devem ter o tratamento com a planta acompanhado por um médico, já que a planta pode se tornar prejudicial em alguns casos específicos, sendo então recomendado somente em algumas situações por especialistas.
Barbatimão emagrece?
Não existem comprovações científicas de que o consumo do barbatimão pode ajudar a emagrecer, no entanto, a sabedoria popular acreditar que o consumo do chá desta planta pode ajudar a “diminuir” o estômago, e por isso pode auxiliar no emagrecimento.
É importante destacar que o uso deste chá por tempo prolongado pode causar gastrite, por isso não é recomendável.
Ainda ficou alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe um comentário que assim que for possível nós iremos responder você!