Publicado em Deixe um comentário

Calorias negativas: Mito ou verdade? Revelamos aqui!

Tempo de Leitura: 3 minutos

calorias negativas dieta

Quem nunca pegou uma embalagem no mercado e ficou fazendo a conta de quantas calorias seria ingerida com aquele alimento, não é mesmo!? Nessa continha, sempre é a soma que se destaca na matemática das gordurinhas – para nossa tristeza. Mas você sabia que é possível fazer uma conta que diminui? Pois é, estamos falando das calorias negativas.

Nunca ouviu falar? Então chega mais que vamos te contar tudo!

O que são as calorias negativas?

Você deve estar se perguntando como que uma caloria pode ser negativa. Mas a explicação é simples e o significado não é tão literal quanto o nome. O que acontece é que alguns tipos de alimentos possuem um teor calórico tão baixo que no momento em que o organismo faz o processo para mastigá-los, digeri-los e absorvê-los, as calorias já são queimadas. Desta forma, o consumo desses alimentos faz com que ajude no emagrecimento e reeducação alimentar, pois podemos dizer que eles não “engordam”.

É mito ou verdade?

É possível achar a informação em vários lugares que a caloria negativa não existe. Isso acontece porque cientificamente não existe esse termo. Esse termo foi criado nos EUA e nomeado para um tipo de dieta “Negative Calorie Diet” (dieta de caloria negativa) e assim o nome se espalhou confundindo algumas pessoas sobre o que realmente seria essa caloria negativa. Em resumo, digamos que é um nome popular para chamar os alimentos que possuem baixíssima densidade calórica, mas isso não quer dizer que eles não possuem nenhuma caloria.

Veja :  Receitas proteícas para ganho de massa muscular

Quais os benefícios?

Uma alimentação com baixas calorias que ficam praticamente nula só no processo de digestão, além de contribuir para a perda de peso, oferece outros benefícios para sua saúde como:

  • Ativar o metabolismo;
  • Promover maior saciedade;
  • Ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue;
  • Aumentar os níveis de energia;
  • Melhorar a digestão;
  • Limpar o fígado;
  • Combate a retenção de líquidos;
  • Redução do inchaço;
  • Redução dos níveis de colesterol no sangue.

dieta das calorias negativas

Quais são os alimentos que possuem calorias negativas?

Se a sua ideia também é entrar nessa de reeducar sua alimentação para se alimentar mais de calorias negativas, confira a lista dos principais alimentos que possuem baixo teor calórico:

  • Verduras: alface, cebola, aspargo, brócolis, couve-flor, repolho, espinafre, nabo, pepino, pimenta vermelha, abobrinha, chicória, salsão,  berinjela etc.
  • Legumes: vagem, abobrinha e cenoura ralada.
  • Frutas: principalmente as que possuem tonalidade vermelho arroxeado e possuem muita água, como o morango, jabuticaba, framboesa, melão, melancia, maçã, grapefruit etc.
  • Temperos e ervas: cravo, canela, coentro, sementes de linhaça, alho e gengibre.

O que faz com que esse alimentos possuam poucas calorias é porque têm como características principais um grande teor de fibras e água  e pouco carboidrato.

Dieta das calorias negativas

A dieta da caloria negativa é basicamente uma dieta que irá focar em consumir os alimentos listados acima. Desta forma irá consumir menos calorias e precisará perder muito menos na hora de queimá-las. Fazendo com que no saldo final do dia as calorias totais sejam menores do que as calorias gastas para energia e atividades do dia a dia.

Mas é importante ressaltar que as refeições não devem ser baseadas apenas nesses tipos de alimentos. O seu corpo precisa também de outras fontes de proteínas, como carnes e frango e gorduras boas que estão em outros alimentos como castanhas e azeite. A ideia é que o seu cardápio deva ser pensado em uma conta que você consuma calorias o bastante para realizar suas tarefas diárias sem que sobre demais para não se tornar uma gordura ruim. Por isso é mais do que apenas comer esses alimentos, é preciso saber o que comer e quantidade para ter os resultados de forma saudável sem que haja uma desnutrição e ausência de vitaminas e minerais importantes.

Veja :  Como afinar a cintura? Técnicas, dicas e segredos para você conquistar o corpo que sempre sonhou!

Comece consumindo frutas de baixas calorias nos lanches e sobremesas. Inclua as verduras e legumes nas saladas do almoço e jantar. Você também pode fazer um prato principal com os legumes citados em que sua refeição toda poderá ter baixíssima caloria, como lasanha de berinjela e espaguete de abobrinha. Evite preparar esses alimentos com óleos, gorduras e frituras – opte por refogar e assar para que seja uma alimentação totalmente saudável.

Eaí, você já conhecia as calorias negativas? O que achou? Deixe seu comentário pra gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *