Publicado em 13 comentários

Cirurgia bariátrica pelo SUS: Como conseguir? Quem pode fazer?

Tempo de Leitura: 3 minutos

como fazer cirurgia bariátrica sus

A obesidade atinge mais de 300 milhões de pessoa no mundo todo. Uma má alimentação regada de refeições altamente calóricas, o sedentarismo e uma predisposição genética são alguns dos fatores que colocam pessoas dentro desse número enorme. Mais do que uma questão de estética e beleza, a obesidade é um mal que ataca a saúde e bem estar, fazendo com que quem sofre com a doença esteja aberto para que vários outros problemas surjam (hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes, câncer etc).

Para tratar isso, um dos métodos é a realização de uma cirurgia bariátrica que reduz o tamanho do estômago. A cirurgia é recomendada depois que o paciente tentou outros meios como mudança de hábitos alimentares e físicos, orientação psicológica e as vezes até o uso de medicamento por alguns anos. Mas se você precisa e quer realizar a cirurgia e não tem condições financeiras para isso, já pensou que por se tratar de um problema sério de saúde o SUS pode bancar? Pois é! Aqui vamos te contar tudo sobre a cirurgia bariátrica pelo SUS.

O SUS faz cirurgia bariátrica?

Sim, o Sistema Único de Saúde (SUS) realiza a cirurgia bariátrica. O bom é que ela é oferecida em todo o Brasil, sendo 75 hospitais habilitados para realizar o procedimento em pessoas obesas em 21 estados do país. Caso não haja a oferta da cirurgia na sua cidade ou estado, o próprio Sistema irá te encaminhar para outro estado que tenha um hospital habilitado.

Quem pode fazer pelo SUS?

Apesar do SUS oferecer a cirurgia bariátrica, é preciso seguir alguns termos para se enquadrar ao procedimento de forma gratuita. Para poder entrar na fila de espera para ter a cirurgia, o paciente deve:

  • Ter IMC igual ou maior que 50;
  • Ter IMC maior ou igual a 40 e o paciente não conseguiu emagrecer com tratamento clínico de no mínimo dois anos;
  • Ter IMC maior que 35 e o paciente tiver outras doenças, como: cardiovasculares, hipertensão arterial, apneia do sono, doenças articulares degenerativas e diabetes.
Veja :  Dietas para emagrecer rápido

fazer cirurgia bariátrica pelo sus

Quem não pode fazer cirurgia bariátrica pelo SUS?

Mesmo que o paciente se enquadre em alguns dos pré-requisitos mencionados acima, há situações e casos em que mesmo assim a cirurgia não é indicada de primeira e precisam de mais avaliações especiais para confirmar a viabilidade. São eles:

  • Jovens: adolescentes só podem realizar a cirurgia se forem maiores de 16 anos. Nesses casos ainda é necessário que haja uma avaliação clínica e psicológica especial, consentimento da família e uma aprovação de comissão de ética do próprio hospital.
  • Idosos: com a idade mais avançada os riscos da cirurgia se tornam maiores e por isso pacientes com mais de 65 anos precisam de uma avaliação especial pré-operatória com um médico especialista (geriatra) para confirmar a viabilidade do procedimento.
  • Antecedentes: outro fator é pacientes que tenham histórico com alcoolismo, drogas ou doenças psiquiátricas. É preciso uma avaliação especial psiquiátrica para confirmar se a cirurgia é indicada.
  • Outras cirurgias: se o paciente  já realizou outros procedimentos semelhantes na região abdominal é preciso também avaliar pois esse histórico pode dificultar a realização da cirurgia.
  • Doenças crônicas: pacientes que sejam portadores desse tipo de doenças, como anemia, insuficiência renal, doenças do fígado, doenças endócrinas etc devem ter os riscos bem avaliados antes.

Veja também o nosso artigo sobre mamoplastia.

Como funciona?

A cirurgia bariátrica pelo SUS é feita para reduzir o tamanho do estômago e assim fazer com que haja menos espaço para comida. Desta forma, o paciente terá menos fome e comerá menos. No Sistema Único de Saúde o procedimento pode ser feito de duas formas:

  • Cirurgia aberta: é o procedimento mais conhecido e feito em 90% das cirurgias com esse viés. É aplicado anestesia geral e em resumo é grampeado uma parte do estômago e conectado ao intestino. Pode durar mais de 2 horas.
  • Cirurgia bariátrica por videolaparoscopia: menos invasiva que a tradicional cirurgia aberta, ela é feita através de uma câmera de vídeo e as cânulas (videolaparoscopia). Ela dura menos tempo, em torno de 1 hora.
Veja :  Chás para perder barriga: Veja aqui como emagrecer!

Como conseguir a cirurgia bariátrica pelo SUS?

Se você se enquadra nos pré-requisitos mencionada acima, é preciso (se você não tiver) fazer um cartão do SUS em algum hospital, clínica ou posto de saúde. Depois é só marcar uma consulta médica com um profissional para que seja confirmado que você atende aos critérios do Sistema, o especialista irá autorizar a cirurgia e você entrará pra fila de espera.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

13 comentários sobre “Cirurgia bariátrica pelo SUS: Como conseguir? Quem pode fazer?

  1. Gostaria muito de fazer pois não consigo emagrecer

  2. Boa noite tenho 48 anos sou hipertensa com gordura no fígado não consigo emagrecer ja fiz tratamento com remédio exercíciosfísicos minha genética todos são obesos e hipertensão arterial muito auta me ajudem por favor e um pedido de socorro na saúde

  3. Oi eu me chamo Silvia gostaria de fazer a bariátrica por que não consigo emagrecer sou hipertensa tenho gordura no fígado aguardo a resposta

    1. Oi, Silvia! Procure atendimento no posto de saúde da sua cidade para mais informações sobre a bariátrica.

  4. Bom dia meu nome e Adriana tenho 47 anos e gostaria muito De fazer bariatrica, meu peso antes de casar era 65kl hoje tenho 90kl e gostaria muito de voltar a alta estima , em comprar roupas que entram no meu corpo e não ficar constrangida em está todos olhando para mim guando entro na loja para compra algo, não e fácil mesmo porquê nunca tem nada para Vc princigualmente quanto entra na loja,

  5. Bom dia eu sou Elaine e queria saber se posso fazer a bariatrica.
    Tenho 47 anos, 1,67mt, 134,6kg, sou diabetica tipo 2 , tenho asma, tenho uma hérnia incisional gigante no abdômen, e tenho câncer no colo do útero.
    Preciso emagrecer para corrigir a hernia e fazer o tratamento do câncer so que a 5 anos venho tentando de tudo que é jeito, com dietas, exercícios físicos e ate remédios e nada.
    Como posso fazer?
    Por favor aguardo sua resposta.
    Obrigada

  6. Olar me chamo juliane eu tenho 89 kilos e tenho 160 de altura como que eu fasso pra fazer a bariaroca pelo sus

    1. Oi, Juliane! O primeiro passo é procurar o posto de saúde da sua cidade. Eles vão te dizer qual é passo a passo para entrar com o pedido.

  7. Bom dia!
    Tenho 49 anos 1.55 peso mais de 100 quilos
    Ja tentei varias formas de emagrecimentos sem sucesso
    Tenho artrite reumatoide
    Pressao alta
    Osteoartrose
    Bronquite asmatica
    Apneia
    Tomei a decisão de procurar ajuda com uma cirurgia bariátrica
    Minha irmã era igual a mim
    Fez a bariátrica a 2 anos está ótima
    Como eu fazia tratamento da artrite meu reumata tinha mencionado q eu ñ poderia fazer por isso ñ corri atrás antes…
    Agora o outro especialista q me trato disse q posso sim!
    Já perdi muito tempo preciso urgentemente pois já estou perdendo a vontade de viver pois tenho muita dor nas articulações
    Estou encostada a 5 anos já por conta da artrite!
    Moro em são leopoldo como faço para ver isso,por onde começo?

    1. Oi, Aurea! A nossa recomendação é que você procure o posto de saúde mais próximo da sua casa para que você obtenha mais informações.

  8. Oi me chamo Maíra tenho 22 anos tenho 1,60 de altura peso 110,5kg tenho pressão alta e colesterol alto também venho a muito tempo tentando emagrecer por exercícios e dietas mas sem sucesso você acha que eu tenho alguma chance de fazer a bariatrica?

  9. Oi sou lidiane moro em Angra dos Reis, e tem 1,48 e peso 70 kg como eu faço pra mim fazer redução do estômago

  10. Oi me chamo Eli Sandra entrei na fila para fazer uma bariátrica e descobri que voltou o pedido eu não sei o pq meu peso atual e dê 1.09 k.g tô desolada me sinto fracassada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *