Pular para o conteúdo
nutricionisa com foco em emagrecimento

Nutrição funcional x esportiva | Saiba a diferença antes de ir ao nutricionista

Tempo de Leitura: 7 minutos

A importância do nutricionista é cada vez maior em todo o mundo, afinal, a percepção sobre como a alimentação saudável faz diferença em nossa vida é bem mais ampla nos dias atuais.

Mas apesar de estar em alta, há também muitas dúvidas ainda a respeito desse profissional, dessa área de atuação e de quando se deve buscar por uma consulta.

O objetivo desse artigo é explorar a diferença entre nutrição funcional e esportiva, que ainda causa muita confusão, antes de você ir ao nutricionista.

Quer saber tudo sobre o assunto? Então vamos lá!

O que é Nutrição funcional?

O que é Nutrição funcional ? A nutrição funcional é uma das abordagens da grande área da nutrição que surgiu nos Estados Unidos nos anos 1990 e chegou aqui no Brasil no começo do século.

Essa abordagem nutricional tem como uma das maiores diferenças o acompanhamento mais individualizado de cada um dos pacientes.

Isso porque ela considera não só aspectos físicos, mas também ambientais de uma pessoa, ou seja, suas práticas, hábitos, rotinas, o trabalho que exerce e como encontra-se a sua saúde mental.

As interações que existem entre todos os sistemas são amplamente analisadas para que se possa indicar os alimentos corretos para consumo de um indivíduo.

A nutrição funcional, portanto, visa sempre o bem-estar físico e mental de um paciente ao indicar alimentos e práticas alimentares que trarão uma maior qualidade de vida.

O que é nutrição esportiva?

O que é nutrição esportiva ? A nutrição esportiva pode ser descrita como a abordagem nutricional que trata da alimentação e da prática de esportes, não só entre atletas profissionais, mas também entre os amadores e aqueles que apenas praticam atividades físicas.

Portanto, o profissional que atua nessa área aplica os seus conhecimentos sobre nutrição, bioquímica e fisiologia para a prática de atividades físicas tendo como objetivo:

  • A melhora do desempenho
  • A promoção da saúde   
  • A recuperação pós-exercício
nutricionista para ganhar massa muscular
nutricionista para ganhar massa muscular

Como nutricionista pode ajudar a ganhar massa muscular

O nutricionista ajuda o paciente a ganhar massa muscular através da criação de uma dieta baseada nas necessidades nutricionais e seus objetivos Como nutricionista pode ajudar a ganhar massa muscular.

Uma dieta para alguém que quer ganhar mais músculos deve ter um foco maior em alimentos ricos em proteínas e, em determinadas situações, de suplementos proteicos.

LEIA >>>  Suco de inhame: Seus benefícios e Receitas!
nutricionisa com foco em emagrecimento
nutricionisa com foco em emagrecimento

Como nutricionista pode ajudar a emagrecer

Quem quer emagrecer deve procurar um nutricionista para que ele auxilie através do desenvolvimento de uma dieta saudável que ajude a promover um maior balanço calórico negativo, como nutricionista pode ajudar a emagrecer que auxiliará na perda de peso.

Além disso, um nutricionista pode prescrever também suplementos naturais que auxiliem na perda de peso de maneira mais eficaz, como é o caso dos termogênicos e dos inibidores de apetite.

Onde achar nutricionista que atende convênio

Onde achar nutricionista que atende convenio ? Hoje é possível utilizar alguns sites para encontrar nutricionistas que atendem por convênio, como é o caso do Doctoralia.

Uma outra opção é fazer a busca no próprio site do nutricionista desejado, onde na maior parte das vezes há essa informação.

Nutricionista pode atender online?

Sim, atualmente nutricionista pode atender online podem fazer uso dos diversos meios tecnológicos para realizar o atendimento online com seus pacientes através de chamadas de vídeos, que podem ser feitas por computador ou celular.

Os profissionais de nutrição contam com diversas ferramentas digitais para fazer esse atendimento o mais completo possível, como:

Considerando um ponto de vista técnico, esse tipo de atendimento possui muitas vantagens e é por isso que tem sido mais adotado nos últimos tempos.

Afinal, esse tipo de atendimento possibilita que paciente e nutricionista não precisem estar na mesma cidade para realizar uma consulta nutricionista esportivo unimed.

Nutricionista com atendimento online (Larissa Scharf Nutricionista)

A Larissa Scharf é uma nutricionista e psicanalista especializada em aromaterapia e pós-graduada em nutrição clínica, esportiva e fitoterapia que atende presencialmente e online.

Para quem quer um atendimento nutricional que promova maior saúde, seja no ganho de peso ou no emagrecimento, essa profissional é a melhor indicação, ainda mais se você procura por uma consulta à distância.

Nutricionista esportivo unimed

Uma das opções para quem quer buscar um nutricionista esportivo que atenda por convênio é pela Unimed.

A empresa de plano de saúde possui convênio com excelentes nutricionistas que atendem na área esportiva, o que vai garantir a você melhores resultados em sua rotina de exercícios diários.

O que nutricionista pode prescrever e receitar?

o que nutricionista pode prescrever e receitar em termos de suplementos alimentares é sempre acompanhado pelo Conselho Federal de Nutrição, para trazer a garantia de que o profissional não ultrapasse as esferas das suas competências.

Um nutricionista pode prescrever suplementos alimentares que sejam à base:

  • Nutrientes
  • Substâncias bioativas
  • Enzimas
  • Prebióticos e probióticos
  • Produtos apícolas como mel, própolis, geleia real e pólen
  • Novos     alimentos e novos ingredientes e outros autorizados pela Anvisa para     comercialização, isolados ou combinados   
  • Medicamentos isentos de prescrição à base de vitaminas, minerais, aminoácidos e proteínas, isolados ou associados entre si
LEIA >>>  Menstruação e academia: Pode malhar no período menstrual? Quais são os melhores exercícios? Dicas!

Quando procurar nutricionista?

Quando procurar nutricionista, uma pessoa pode procurar um nutricionista por diferentes motivos, sejam eles por questões referentes ao próprio corpo ou estéticas ou por razões de saúde.

É o caso de quem procura um profissional da área com o objetivo de ganhar peso, de emagrecer, ou ainda de melhorar a saúde por ter uma doença como diabetes, ou estar em uma faixa etária de maior atenção, como idosos.

Com foco em emagrecimento

No caso de quem deseja emagrecer, a orientação com um nutricionista é essencial para que ele possa determinar qual é a sua faixa de peso ideal, considerando seu biótipo e a rotina.

Além disso, ele mostrará a você os melhores caminhos não só para emagrecer, mas para manter o peso de maneira sustentável, através da reeducação alimentar.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em emagrecimento

Com foco em ganho de massa e ganhar peso

O ganho de peso e de massa muscular costuma ser um problema para muitas pessoas, que mesmo treinando de forma intensa e ingerindo muitas calorias não conseguem alcançar o peso desejado nem a musculatura esperada.

Uma consulta com um nutricionista permitirá que o profissional mostre quais alimentos você precisa consumir e em quais quantidades para alcançar de verdade seus objetivos.

Ele ainda pode prescrever o consumo de suplementos, como os ricos em proteínas e os hiper calóricos.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em ganho de massa

Com foco em diabetes tipo 1 e 2

Uma pessoa que tenha diabetes, seja ela tipo 1 ou 2, poderá ter sérios problemas para controlar a doença se não tiver uma alimentação adequada.

O consumo alimentar deverá ser, então, uma aliada para o paciente e por isso um nutricionista é essencial nessas situações, pois irá elaborar um cardápio que seja específico às suas necessidades, garantindo um melhor controle glicêmico.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em diabetes tipo 1 e 2

Com foco em gestante

As gestantes necessitam de nutrientes específicos e em quantidades certas durante esse período tão importante, no qual são responsáveis pela sua própria alimentação e pelo crescimento do bebê em sua barriga.

Portanto, um nutricionista irá criar um plano alimentar ideal para garantir que os dois estarão saudáveis durante essa fase tão especial.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em gestante

Com foco em idosos

Uma das fases da vida que exige um maior cuidado com a alimentação, sem nenhuma dúvida, é a terceira idade.

O nutricionista irá fazer o acompanhamento do idoso para que possa identificar particularidades do processo de envelhecimento, como é o caso de aumentar o consumo de cálcio, de vitamina D ou de ferro.

LEIA >>>  Vitamina D3 10000 ui onde comprar com o melhor preço e benefícios.

Tudo isso para garantir que o indivíduo estará bastante saudável nesse período, proporcionando maior qualidade de vida.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em idosos

Para academia / nutricionista esportivo

Quem pratica atividade física, seja um esporte ou exercícios na academia, por lazer ou por competição, necessita de uma alimentação especializada e direcionada aos seus objetivos.

É o nutricionista quem irá avaliar a sua situação atual e as necessidades nutricionistas que possui, criando um plano alimentar completo e até mesmo prescrevendo suplementos alimentares específicos.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista para academia e nutricionista esportivo

Com foco em recuperação hospitalar

Um paciente em situação hospitalar necessita de uma alimentação adequada para garantir que irá recuperar-se plenamente.

O nutricionista ajuda na hidratação do paciente, torna mais fácil o processo de cicatrização, evita a perda de massa muscular e garante a nutrição ideal, além de outros fatores essenciais para o indivíduo a partir da sua alimentação.

Recomendamos a Dra. Larissa Scharf para nutricionista com foco em recuperação hospitalar

Como funciona a ida ao nutricionista?

Como funciona a ida ao nutricionista ? A consulta com o nutricionista começa com uma entrevista ou anamnese para que possa obter dados sobre o paciente, como possíveis problemas de saúde e o conhecimento sobre a alimentação atual do indivíduo.

Além disso, o nutricionista realiza um exame físico no paciente para verificar suas medidas antropométricas, como o peso e altura, além das dobras cutâneas e percentual de gordura.

Tudo isso para que ele possa saber a situação do peso e da saúde do paciente para desenvolver um plano alimentar baseado nos hábitos alimentares e nos objetivos que o mesmo quer alcançar.

Um plano alimentar especializado é então montado e entregue ao paciente, com base nessas informações obtidas na 1ª consulta, com uma previsão de quanto tempo o paciente irá demorar para atingir seus objetivos nutricionais.

Em algumas situações, o profissional pode requisitar exames laboratoriais para ter informações específicas, como a respeito do nível de glicemia e colesterol do paciente, e acompanhar a evolução desses números ao longo do tempo.

Conclusão

Como você viu, o nutricionista é um profissional muito importante para a saúde, visto que ajuda o paciente a alimentar-se melhor e alcançar objetivos específicos, como ganhar massa muscular ou perder peso.

Neste texto, você conheceu mais sobre como funciona a nutrição esportiva e funcional, bem como as indicações de busca de um profissional de nutrição em diversas situações.

Gostou do artigo de hoje sobre Nutrição funcional x esportiva | Saiba a diferença antes de ir ao nutricionista?