Alimentos que fortalecem unha pele e cabelo

O que comer para ter cabelos mais fortes e saudáveis ?

Seguir uma rotina alimentar balanceada e nutritiva não só beneficia seu corpo, como também terá cabelos mais fortes e saudáveis.

Fazer hidratação e procedimentos que cuidem das madeixas é importante, mas para que se tenha um cabelo mais brilhoso e resistente é necessário nutri-lo de dentro para fora ingerindo alimentos que fortaleçam a estrutura capilar. 

Avalie nosso artigo !
⭐⭐⭐⭐⭐

User Rating: Be the first one !

Cuidar da alimentação ajuda a regular o organismo, deixando o corpo mais forte e com uma aparência mais nova, bonita e saudável. E isso também reflete no cabelo, que é um indicativo de saúde da pessoa pois se ele ficar sem brilho, quebradiço e fraco pode ser sinal de que está faltando nutrientes na dieta

Para ter um cabelo nutrido e brilhoso deve-se investir em alimentos que o fortaleçam e que contenham antioxidantes para preservar e renovar as células capilares, proteínas para dar estrutura , além das vitaminas e minerais que são essenciais para a saúde das fibras. Elas vão estimular a síntese de queratina, que é a parte principal do fio, e retardar o envelhecimento e proteger dos constantes desgastes provocados por processos químicos, radiação solar, quebra e outros .. 

O que é a queratina do cabelo ?

A queratina é uma proteína composta por 15 aminoácidos, sendo um deles predominantemente a cisteína. Ela promove a impermeabilidade ajudando a reter água e nutrientes dentro das células e promove a resistência, elasticidade e espessura do fio. Ela representa aproximadamente 90% de toda a estrutura dos folículos formando uma camada protetora externa dando um aspecto brilhoso e saudável, porém quando essa camada é agredida por químicas, estresse, má alimentação, ela é rompida e se degrada deixando o cabelo fraco, quebradiço e sem vitalidade. 

LEIA >>>  Castanha de Baru: Conheça TODOS os benefícios desse alimento!

A cisteína é o principal aminoácido na formação da queratina associada ao formato e ondulação do cabelo, quanto maior a quantidade de ligações químicas envolvendo a cisteína o fio tiver, mais ondulado ele será. 

Sendo assim, para que o cabelo seja forte e resistente deve-se, além dos tratamentos externos, ingerir alimentos diariamente que contenham nutrientes que aumentam e melhoram a produção de queratina, além de uma boa ingestão de água já que ela compõe cerca de 12% dessa estrutura. 

Cabelo antes e depois da queratina
Cabelo antes e depois da queratina

Quais alimentos ingerir para ter cabelos mais fortes ?

Carnes :

Proteínas são imprescindíveis no cardápio pois compõem a fibra capilar e possuem uma grande quantidade de ferro e vitaminas do complexo B que atuam como coadjuvante na formação 

da queratina. Prefira os cortes mais magros, pois a gordura em excesso aumenta a produção de radicais livres.  

Ovos : 

Rico em aminoácidos, ferro, zinco e selênio e principalmente em biotina que está associada ao crescimento do cabelo quando há problema de queda excessiva e enfraquecimento dos fios.

Peixes :

São ricos em gorduras boas como o ômega 3 e contém a vitamina B1, cálcio, fósforo, ferro e vitamina B12 que ajudam a melhorar a circulação e a oxigenação do couro cabeludo levando mais nutrientes para as células capilares. Consuma Salmão, atum, sardinha ..

Oleoginosas :

Castanha do caju e do pará, nozes, amêndoas, macadâmia, pistache .. Todas elas são ricas de gorduras poli e monoinsaturadas como os ômegas 3, 6 e 9. Elas tem função anti-inflamatória agindo na produção sebácea, tem propriedades emolientes hidratantes e proporciona resistência a oxidação e desidratação. Também é uma boa fonte de biotina e vitamina E, um importante antioxidante que ajuda a neutralizar os radicais livres e retardar o envelhecimento do s fios.

Frutas Vermelhas :

Possui potente ação antioxidante combatendo os radicias livres e o envelhecimento precoce das células. A vitamina C presente, além de ajudar na absorção do ferro, preserva a elasticidade dos fios, melhora a microcirculação do couro cabeludo e previne os danos causados pelo raios UV. Ela também está ligada a hidratação e a prevenção da queda. Consuma morango, mirtilo, cereja, amora, framboesa e jabuticaba.

pele antes e depois da queratina
pele antes e depois da queratina

Cereais Integrais :

Arroz integral, aveia, gérmen de trigo, centeio, cevada .. Eles possuem grandes concentrações de zinco e vitaminas do complexo B que favorece o crescimento e o fortalecimento dos fios. Eles ajudam no controle da oleosidade e na renovação das células capilares.

LEIA >>>  Dieta para ganhar massa muscular: Descubra tudo sobre ela!

Semente de girassol e semente de abóbora :

Possuem alta concentração de vitamina E, ferro e L-lisina que ajudam a evitar a quebra e a queda de cabelo.

Vegetais verde escuros :

São ricos em diversas vitaminas como A, C, E e K e minerais como ferro, potássio, magnésio e zinco que favorecem o transporte de oxigênio pelo sangue e a formação do cabelo tornando os fios mais espessos e fortes. A vitamina A interfere na produção de sebo, o que ajuda a manter o couro cabeludo mais hidratado e saudável. 

Alguns também são fontes de enxofre que está presente nas ligações químicas das proteínas que permite que o fio se torne mais resistente.

Banana :

Rica em magnésio, auxilia na produção das proteínas que compõem os fios, além de protegê-lo e promover elasticidade.

Cenoura, abóbora e tomate :

Muito conhecidos pela sua alta concentração de vitamina A e betacaroteno, com ação antioxidante e atua no controle da produção sebácea e da oleosidade do couro cabeludo. A deficiência de betacaroteno está associada a descamação do couro cabeludo, a queda e a dificuldade do nascimento de novos fios. 

O tomate ainda possui muita água em sua composição o que o torna um grande aliado na hidratação e também tem função anti caspa diminuindo a coceira na cabeça.

Alho e Cebola :

São fontes de Cisteína, uma parte importante da composição da queratina dos fios e em quantidades adequadas garante a saúde e a vitalidade do cabelo.

Água :

Muito importante lembrar sempre de beber água e manter-se hidratado, quanto mais água beber, melhorar será a aparência de seus cabelos. Ela circula por todo o corpo levando os nutrientes para cada célula e levando embora as toxinas e resíduos indesejados. Sem ela a absorção dos nutrientes fica comprometida.