Lista de supermercado para alimentos vegetarianos

O QUE COMPRAR NO MERCADO PARA DIETA VEGETARIANA

A diferença entre vegetarianos e veganos está no estilo de vida . Ambos não se alimentam de
produtos de origem animal, porém o vegano, além de não comer, também não consome
produtos de origem animal como roupas, cosméticos, utensílios . A comida vegetariana e
vegana são a mesma .


Vegetarianos já são quase 20% da população global . A dieta vegetariana é mais sustentável e
faz bem para a saúde, já que a população vegetariana tem quase 30% menos chance de
desenvolver doenças cardiovasculares . Isso se deve ao fato de que vegetais, diferentes das
carnes, não possuem gordura saturada . Sendo vegano você aumenta a ingestão de fibras, se
sente mais saciado e consequentemente ajuda também no emagrecimento .


Mas assim como toda dieta, para que você consiga fazer com sucesso precisa de organização .
Estocando os ingredientes corretos, você não precisar recorrer à aplicativos e muito menos a
produtos processados . Hoje em dia, além da variedade de vegetais, existem receitas testadas,
produtos e utensílios que podem facilitar a vida de quem quer ser vegetariano . Vamos
começar ?

Avalie nosso artigo !
⭐⭐⭐⭐⭐

User Rating: Be the first one !

O QUE COMPRAR :

O que comprar no supermercado lista vegano
O que comprar no supermercado lista vegano

Leguminosas: Lentilhas, feijões, grão de bico – Existe uma variada de opções . A sua única preocupação será deixa-las de molho de um dia para o outro, para retirar os anti-nutrientes e facilitar a digestão . São excelentes fontes de proteína e caem muito bem em receitas vegetarianas como saladas, tortas e sopas .

Cereais : Quinoa, arroz integral , macarrão integral , milho – Fontes de proteína que podem ser utilizadas em saladas, risotos e fritadas veganas . 

Frutas : Banana, morangos, laranjas, kiwiFrutas devem ser porcionadas no mínimo 3 vezes ao dia pois são fontes de fibras, vitaminas e minerais . Escolha sua favorita para o café da manhã ou lanche com leite vegetal, granola e sementes para montar bowls criativos . 

LEIA >>>  Sobremesas Fitness: Veja aqui receitas de sobremesas que estão liberadas!

Frutas Oleosas : Abacate e côco – São duas frutas versáteis que podem ser utilizadas para fazer molhos, maionese ou incrementar receitas . Com o côco podemos fazer leite vegetal para consumir no café da manhã, adicionar à receitas ou picado para encorpar bowls nutritivos .

Sementes : Gergelim, linhaça, chia, semente de abóbora, semente de girassolO gergelim é uma fonte vegetal de cálcio e pode ser utilizado para fazer Tahine, um molho que fica bom com a maioria dos cereais e pode ser passado em torradas e pães . A semente de linhaça é uma boa fonte de ômega 3, e a farinha pode ser utilizada hidratada como gel para substituir os ovos em preparações como bolos e panquecas . A semente de abóbora é uma boa fonte de proteína e pode ser utilizada em saladas e receitas .

Oleaginosas : Amêndoas, castanhas, amendoim – São fontes de vitaminas, minerais e ômega 3. Podem ser utilizadas para fazer leites e cremes vegetais, além da famosa pasta de amendoim, que cai muito bem para lanches e preparações doces . Só fique atento a quantidade, pois as porções podem ter uma grande quantidade de calorias .

Legumes : Abuse do uso para preparações criativas . Os favoritos do público vegano são a abobrinha, berinjela, tomates, cogumelos e palmitos . Essas opções possuem poucos carboidratos em grandes porções, e podem ser combinados com outras fontes de carboidrato como mandioca, batatas, macarrão e arroz . Hoje já existem utensílios que conseguem produzir “ macarrão” de abobrinha, cenoura e outros legumes, deixando as preparações com cara de fast food porém nutritivas . 

Vegetais : Alface, chicória, espinafre, repolho, brócolis  – Estoque-os (conscientemente) e você terá mais opções para compor seus pratos e incluir muito mais fibras à sua alimentação .

LEIA >>>  Durateston : Não faça seu ciclo antes de saber tudo sobre esse anabolizante !

Tofu – O tofu que encontramos no mercado é mais caro e pode vir com substâncias adicionadas, assim como qualquer produto industrializado . Os melhores você encontra em pequenas feiras que podem ter próximo à sua casa ou trabalho, além de ser mais barato . O tofu é versátil e pode ser utilizado como pasta para fazer iogurtes, grelhado no forno para imitar pequenos pedaços de frango temperados ou fatiado . O legal é tempera-lo a seu gosto. Fica uma delícia com molho shoyo .

O QUE NÃO COMPRAR :

O que não comprar no supermercado lista vegetariana
O que não comprar no supermercado lista vegetariana

Tome cuidado para não exagerar nos alimentos processados, que são fontes de aditivos, conservantes e gorduras . 

Limite a quantidade de açúcar, molhos prontos e fique atento à porção de óleos nas preparações . 

COMO APROVEITAR AO MÁXIMO OS BENEFÍCIOS DA DIETA VEGETARIANA :

A única desvantagem da dieta vegetariana é que se não for bem orientada pode causar deficiências nutricionais, como a falta do ômega 3 e da vitamina B12 . Explore a variedade de nutrientes, monte um prato bonito e tenha um nutricionista para te ajudar com a quantidade ideal de porções de acordo com seu organismo .