Originado na região de Suz no Marrocos, o óleo de argan ganhou reconhecimento mundial na produção de cosméticos. Rico em vitamina E e antioxidantes, o produto pode ser usado para tratamento em estrias, barba e cabelo. Derivado da árvore Argania spinosa, o óleo é utilizado na culinária tradicional do Marrocos e também para fins medicinais. Sua produção acontece com a retirada da polpa do fruto da argania, a quebra de seus caroços, esmagando seu miolo até extrair o óleo.
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre os benefícios e como usar o óleo de argan na barba, nas estrias e nos cabelos. Vamos lá!
Tratamento para estrias
Homens e mulheres que se incomodam com essas indesejáveis marquinhas que aparecem na pele, podem encontrar a solução no óleo de argan.
Por ser rico em nutrientes, principalmente vitamina E, o óleo pode ajudar na cicatrização de marcas, como as estrias. Quando hidratadas, seu aspecto pode ser suavizado, deixando-as quase imperceptíveis.
Utilizar essa substância em cremes facilita a penetração das propriedades do produto na pele de forma rápida, mas sua concentração deve variar entre 2% e 10%. Por isso é sempre importante verificar os rótulos do que está adquirindo.
Sugere-se utilizar o óleo sempre no final do banho, ou quando sentir sua pele ressecada, dependendo de cada tipo. É recomendado não se expor ao sol quando utilizar o produto, para evitar manchas na pele.
Especialistas explicam que seu uso não faz com que as marquinhas desapareçam totalmente e aconselham consultar um dermatologista para realizar tratamentos definitivos.
Você também pode utilizar cremes que contenham o óleo de argan para auxiliar no tratamento anti-idade, pois ele possui elementos que auxiliam no rejuvenescimento da pele.
Mais sobre óleos: Conheça também o Óleo de Melaleuca
Óleo de argan para a barba
Homens que adoram cultivar grandes barbas podem ter o produto como aliado. Utilizar itens que contenham o óleo de argan ou algumas gotinhas dele puro pode melhorar a aparência dessa parte do corpo que os homens andam se preocupando tanto.
É indicado que o óleo seja aplicado da raiz até as pontas da barba, depois de lavar bem o rosto e deixar os fios bem secos.
Após algumas aplicações você com certeza irá notar como seus pelos estarão mais hidratados, fortes, macios, brilhosos e até cheirosos.
Porém pessoas com pele oleosa devem utilizar uma menor quantidade do produto e com uma frequência menor, para evitar que esse aspecto oleoso se evidencie.
Óleo de Argan nos cabelos: Como usar e quais os benefícios?
Em 2010 começou a ser conhecido mundialmente e virou o queridinho dos cabelos. Também não é para menos, o óleo de argan pode ajudar:
- na hidratação e restauração dos fios;
- no combate ao frizz;
- a controlar os fios rebeldes;
- no crescimento;
- além de dar brilho, volume e um aspecto saudável para o cabelo.
É um tratamento natural, que funciona encapando os fios, tirando a carga elétrica negativa do cabelo, além de seus nutrientes melhorarem os danos causados por ações do vento, calor e química em excesso.
Você sabia que o Óleo de Melaleuca também é ótimo para ser usado dos cabelos? Falamos sobre ele aqui.
Por isso é indicado que contenha em shampoos e cremes para cabelos, principalmente para os tipos mais danificados. Além disso, o óleo de argan pode ser usado puro nas pontas, em condicionadores, associados também em alguns processos como a coloração, para suavizar a química nos fios.
São necessários alguns cuidados para a prolongação do tratamento:
- evitar umidade;
- não expor excessivamente ao sol;
- e não usar produtos que removam seu brilho.
E quando se trata de produtos que utilizam o óleo de argan, duas linhas de cosméticos são sempre as mais procuradas:
Óleo de Argan Moroccanoil
É a queridinha das celebridades e foi a precursora do uso aqui no Brasil, fazendo com que outras marcas passassem a lançar o produto.
Você consegue encontrar em lojas físicas e online, mas cuidado com as falsificações. O preço da linha pode variar de 70 até mais de 300 reais, dependendo de cada item.
Óleo de Argan Avon
É uma alternativa mais barata, e você pode adquirir shampoos e toda a linha, com uma revendedora ou no próprio site.
Por ser um óleo bastante raro, não se esqueça de verificar o rótulo dos produtos, pois existem marcas que contém pouco ou nada dessa substância, impedindo a eficácia de seus benefícios.
Já utilizou algumas das dicas? Conta pra gente!