A pimenta é um tempero que desperta paixões e ódio, enquanto uns fazem questão dela nos seus pratos outros não podem nem sentir o cheiro. Gostos a parte o que não pode ser negado é que ela faz muito bem a saúde e possui diversos benefícios.
Nesse texto falaremos um pouco mais dos benefícios da pimenta, mostrando suas diversas variações como a biquinho, malagueta, caiena e muito mais. Acompanhe!
Benefícios da pimenta
Como acabei de citar na introdução a pimenta traz diversos benefícios para aqueles que a consomem. O primeiro deles diz respeito a vitamina A, nutriente que ela possui em abundância. A vitamina A é muito importante para manter a saúde dos olhos. Outros benefícios são:
Ajuda a acabar com infecções – Ela é rica em vitamina C que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a desenvolver resistência contra as infecções mais comuns.
Ajuda a melhorar a saúde dos cabelos e pele – A vitamina C presente na pimenta não ajuda tão somente a fortalecer o sistema imunológico, mas também a produzir e criar colágeno no organismo.
Diminui a pressão sanguínea – É rica em potássio e quase não contém sódio na sua composição. Essa combinação é perfeita para diminuir a pressão alta, pois ajuda a relaxar as veias.
Reduz o colesterol – Por ser rica em vitaminas do complexo B como a riboflavina e niacina ela ajuda a melhorar o colesterol ruim e a manter o bom. A niacina é conhecida também por sua capacidade de reduzir a incidência de problemas cardiovasculares.
Melhora as funções cognitivas – Por possuir ferro em sua composição ela aumenta a produção de hemoglobinas e melhora o fluxo sanguíneo.
Caiena
A pimenta caiena recebe esse nome devido a sua origem, a cidade de Caiena na Guiana Francesa. Essa variedade dela possui diversos benefícios para a saúde e é muito utilizada na culinária devido ao seu sabor acentuado e ardência moderada.
Dentre os benefícios da caiena nós temos principalmente a melhora da digestão, mas ela é boa também por possuir propriedades antialérgicas, auxiliar na perda de peso, prevenir úlceras estomacais e até mesmo para ajudar em tratamentos de depressão.
Malagueta
A pimenta malagueta é um tipo muito utilizado na culinária brasileira, principalmente em molhos e conservas que são feitos para acompanhar todo tipo de comida. Além ela é conhecida pela sua ardência acentuada, e para os que gostam do ardor da pimenta, ela é a ideal.
Dentre os benefícios da malagueta nós podemos citar que ela ajuda a reduzir os níveis de insulina no sangue, previne a sinusite e alivia o congestionamento nasal, previne o câncer e a diabetes e faz bem para o coração.
Biquinho
A pimenta biquinho é a queridinha por aqueles que aguentam a ardência. Apesar de ela possui o sabor da pimenta bastante acentuado não possui nenhuma ardência, sendo muito boa para ser usada em saladas e em conservas ácidas que ficam muito boas para acompanhar as comidas.
Os benefícios do biquinho se assemelham muito aos benefícios apresentados pela malagueta, contudo, por não possuir ardência, não possui o efeito termogênico que é muito procurado por aqueles que estão passando por dietas de emagrecimento.
❱ Veja também tudo sobre o Alecrim!
Pimenta negra
A pimenta negra além de ser amplamente utilizada na culinária é também muito usada por indústrias cosméticas para fabricação de cremes e loções. A pimenta, nos cremes, é muito boa para ser utilizada em massagens, pois estimula o sistema linfático de maneira eficaz.
Amarela
A pimenta amarela é muito parecida com a pimenta dedo de moça e possui ardência e benefícios bastante semelhantes. Ela possui ardência moderada e fica muito boa na preparação de pratos quentes e juntamente com peixes e frutos do mar.
Qual a pimenta mais ardida?
Existem um ranking de pimentas mais ardidas do mundo, ranking esse gerenciado pelo livro de recordes Guines Book. Atualmente a mais ardida é a Carolina Reaper que é 400 vezes mais picante que a famosa jalapenho.
Pimenta ajuda emagrecer?
A pimenta realmente ajuda a emagrecer, pois ela possui propriedades termogênicas que fazem com que o seu organismo gaste mais energia para realizar as mesmas funções.
Dessa forma ela aumenta o seu gasto calórico diário. Além dela alimentos como gengibre e café também possuem ação termogênica.