ūüĒ•Metenolona (Primobolan): Benef√≠cios, TPC e Ciclo

 

Esse √© sem sombra de d√ļvidas um dos esteroides anabolizantes com maior fama e prest√≠gio principalmente entre atletas por suas caracter√≠sticas muito interessantes em rela√ß√£o ao ganho de massa muscular e queima de gordura. Descubra a seguir todas as informa√ß√Ķes √ļteis a respeito desse produto e conhe√ßa melhor o anabolizante preferido do mestre Arnold.

O Primobolan é um anabolizante que possui algumas características muito interessantes principalmente devido aos baixos riscos envolvidos com sua utilização.

Ele se apresenta tanto na versão oral, quanto na versão injetável e por esse motivo existe uma diversidade em relação aos modos de uso e possibilidade de protocolos bastante diferenciados que podem ser feitos principalmente por mulheres, devido as baixas características androgênicas relacionadas.

Sua maior utilização está relacionada principalmente à fase de cutting, pois, não é uma droga que possui a característica de reter líquidos, aumentar a pressão arterial ou outros tipos de colaterais que estão relacionados principalmente com a aromatização.

√Č uma droga que possui baixa toxicidade e por esse motivo causa poucos danos ao organismo, por√©m, assim como qualquer outro tipo de esteroide anabolizante o Primobolan tamb√©m possui seus efeitos colaterais tanto em homens quanto em mulheres que o utilizam em um ciclo.

Suas caracter√≠sticas fazem com que seja um horm√īnio tentador em ser utilizado, por√©m, continue a leitura para conseguir entender tudo sobre essa droga, como funciona, como normalmente √© utilizada e quais os colaterais envolvidos antes de tomar alguma decis√£o precipitada.

História do Primobolan

Primobolan ciclo

O Primobolan é um esteroide anabolizante que foi desenvolvido na década de 60 na Alemanha pela empresa farmacêutica Squibb e foi comercializado principalmente com o nome de Metenolona.

Porém, a nomenclatura de Primobolan fez maior sucesso ao ser utilizada, portanto, permaneceu como a principal até o momento em que teve sua produção descontinuada.

Foi fabricada em duas vers√Ķes:

  • Vers√£o oral com √©ster curto de acetato
  • Vers√£o injet√°vel com √©ster longo de enantato

Posteriormente houveram tentativas de comercializar a versão injetável na forma de acetato, porém, a produção foi interrompida rapidamente devido à maior popularidade do éster longo injetável.

O que é o Primobolan?

Esse esteroide anabolizante faz parte da família dos derivados do DHB (Dihidroboldenona), onde o principal objetivo é potencializar as características anabólicas sem aumentar as propriedades androgênicas da droga e ao mesmo tempo reduzir os riscos de toxicidade para o fígado.

Não faz parte da categoria de anabolizantes 17-AA (Alfa Alquelados), onde até mesmo o seu metabolismo hepático ocorre de forma diferente, em um modo que causa menos danos ao órgão e ao ser comparado a outras drogas é infinitamente menos tóxico que outros anabolizantes mesmo sendo administrado na sua versão oral.

Em relação ao seu potencial para ganho de massa muscular, pode-se dizer que é de médio para baixo, portanto não é uma droga que possa ser considerada carro chefe em um protocolo de bulking por exemplo.

Por ter um potencial anab√≥lico menor, homens podem notar ganhos baixos com o uso do Primobolan, aos quais podem ser muito mais interessantes para uso feminino, visto que se trata de um organismo muito mais sens√≠vel aos horm√īnios masculinos.

√Č considerada um esteroide anabolizante de classe 1, portanto, isso significa que suas liga√ß√Ķes ocorrem mais fortemente nos receptores androg√™nicos do organismo causando principalmente um aumento do potencial para melhora da defini√ß√£o corporal e ganhos secos onde n√£o ocorre praticamente nenhum ac√ļmulo de reten√ß√£o h√≠drica.

Benefícios do Primobolan

Durante o ciclo realizado com esse esteroide é possível estimular uma grande mudança principalmente em relação à síntese proteica do organismo, o que melhora diversas características do corpo como por exemplo a recuperação muscular mais rápida.

Além disso, estimula a aceleração do metabolismo e faz com que o corpo gaste mais calorias de uma forma simples, portanto, faz parte da categoria de anabolizantes que se encaixa melhor em um protocolo para manutenção de massa muscular e também para a fase de cutting.

Seu potencial anabólico não é alto, como comparado a esteroides que são 17-AA como Stanozolol e Dianabol, nesse caso o Primobolan é bem mais leve e com ganhos de massa muscular que variam de médios a baixos.

Portanto, sua utiliza√ß√£o √© mais difundida pelo p√ļblico feminino que naturalmente √© mais sens√≠vel aos horm√īnios masculinos.

Sua utiliza√ß√£o pelo p√ļblico masculino √© mais comum durante o per√≠odo de cutting, pois, nesse caso seus efeitos anti-catab√≥licos se mostram mais eficientes para fazer com que a manuten√ß√£o da massa muscular seja melhor para fins est√©ticos.

Além disso, por ser um tipo de droga que acelera o metabolismo naturalmente, faz com que o corpo consuma mais calorias de forma rápida proporcionando assim um ambiente mais propício para a redução do percentual de gordura no corpo.

Outra possibilidade de uso do Primobolan é com uma sinergia em outras drogas que sejam mais anabólicas, pois, um dos seus efeitos benéficos é reduzir as chances de aromatização no organismo.

Portanto, ao ser combinada com drogas que possuem maior potencial para ganhos musculares o Primobolan se mostra mais eficiente para equilibrar o ciclo como um todo.

Quando utilizado pelo p√ļblico feminino, esse anabolizante tende a n√£o manifestar uma grande capacidade para caracter√≠sticas masculinizantes, por esse motivo √© bastante procurado e utilizado por mulheres que buscam principalmente reduzir o percentual de gordura no corpo.

Outros efeitos que também são notados durante o uso do Primobolan são o aumento de força natural, e melhora da resistência física como um todo, o que pode potencializar os treinos de modo geral.

Formas de Uso

Primobolan antes e depois

Apesar de estar disponível no mercado o Primobolan injetável, a forma mais comum de uso desse esteroide é através de via oral.

Nesse caso, tende a haver uma perda maior da concentração em relação à injetável, o que provoca um aumento na quantidade recomendada por miligramas via oral a fim de se obter o mesmo resultado.

As dosagens que geralmente são utilizadas por homens variam entre 300 e 600mg por semana na versão injetável, e para a versão oral o recomendado é de 70 a 100mg por dia para homens.

J√° para mulheres, as dosagens mais comuns variam entre 100 a 200mg por semana na vers√£o injet√°vel e cerca de 25 a 75mg por dia na vers√£o via oral.

Apesar de ser uma droga que causa danos menores ao metabolismo hepático, a duração do ciclo com Primobolan gira em torno de 4 a 8 semanas.

Efeitos colaterais

Por se tratar de um anabolizante que não é um 17 Alfa Alquelado, seus impactos negativos no organismo são muito menores do que outros esteroides como por exemplo o Stanozolol.

Veja na listagem abaixo quais s√£o os efeitos colaterais mais comuns e quais √°reas est√£o relacionados:

  • Caracter√≠sticas masculinizantes: Ainda que menos frequentes, ao ser utilizado por mulheres o Primobolan pode provocar efeitos androg√™nicos no corpo como por exemplo, altera√ß√£o na voz, crescimento de pelos, aumento do clit√≥ris, queda de cabelo e outros
  • Acne: Pode fazer com que a oleosidade da pele aumente e por consequ√™ncia disso ocorra aumento na quantidade de espinhas pelo corpo
  • Altera√ß√£o no perfil lip√≠dico: Durante o ciclo com o Primobolan √© bastante comum que haja altera√ß√£o no colesterol, tanto para a queda do colesterol bom (HDL) quanto para o aumento do colesterol ruim (LDL)
  • Inibi√ß√£o do eixo hormonal: Ainda que possua uma supress√£o relativamente baixa do eixo hormonal, esse anabolizante pode fazer com que o organismo reduza a produ√ß√£o de testosterona natural

Em geral, os efeitos colaterais que estão relacionados com o uso do Primobolan são relativamente baixos quando comparado a outras drogas, porém, é necessário cautela com sua utilização e uma TPC (terapia pós-ciclo) adequada.

Como montar Ciclo de Primobolan?

Par que seja possível encontrar um protocolo adequado que leve em consideração todos os detalhes envolvidos em um ciclo que usa o Primobolan como base, deve-se buscar auxílio médico juntamente com um profissional endocrinologista.

Apenas esse profissional conseguir√° diagnosticar todos os efeitos e formas diferentes de uso, juntamente com combina√ß√Ķes de outras drogas para que seja poss√≠vel obter o efeito est√©tico desejado.

Al√©m disso, a preven√ß√£o da sa√ļde √© important√≠ssima ao longo do ciclo, ainda que o Primobolan seja um esteroide anabolizante com menor potencial para efeitos colaterais nocivos, √© imprescind√≠vel o acompanhamento m√©dico para uma recupera√ß√£o total no organismo ap√≥s o uso do produto.

Vale a pena usar Primobolan?

Esse √© um esteroide anabolizante que possui maiores benef√≠cios para o p√ļblico feminino, principalmente pelo seu custo que √© relativamente alto quando comparado a outras op√ß√Ķes no mercado.

Sua aplicação para uso masculino age mais como um ponto que pode auxiliar no equilíbrio entre outros anabolizantes no intuito maior de reduzir o processo de aromatização, do que promover maior capacidade anabólica.

Sua aplicabilidade é mais voltada para o processo de cutting, portanto, ciclos realizados com o intuito de aumentar e acelerar a queima de gordura corporal podem ser potencializados com a presença do Primobolan.

Outro ponto para ser levado em consideração é o custo-benefício da droga, pois, possui um custo elevado tanto na versão oral quanto na versão injetável.

Primobolan ajuda no emagrecimento?

Sim. Uma das características mais marcantes desse anabolizante é a sua capacidade para auxiliar na perda de peso através da aceleração do metabolismo e manutenção da massa muscular.

Ou seja, ao mesmo tempo em que força o corpo a queimar gordura mais rápido, tende a acontecer uma redução no catabolismo muscular durante o processo.

Além disso, o melhor aproveitamento energético é direcionado principalmente para manutenção da massa muscular, o que potencializa a queima de gordura corporal de uma forma mais rápida e garantida.

Onde comprar Primobolan ?

As vers√Ķes originais desse anabolizante s√£o bastante dif√≠ceis de serem encontradas, pois, sua produ√ß√£o √© pequena e feita apenas em alguns pa√≠ses espec√≠ficos.

O uso do Primobolan √© feito em grande parte atrav√©s da comercializa√ß√£o por laborat√≥rios ‚Äúunderground‚ÄĚ onde pode haver casos de subdosagem e tamb√©m de adultera√ß√Ķes na f√≥rmula.

√Č muito importante levar isso em considera√ß√£o para o ciclo realizado com esse esteroide anabolizante, visto que o risco de falsifica√ß√£o e adultera√ß√£o √© muito grande.

Principais características do primobolan

  • Vers√£o oral:¬†√Čster acetato;
  • Vers√£o invej√°vel: √Čster Enantato/propionato;
  • Nome molecular:¬†[17beta-Hydroxy-1-methyl-5alpha-androst-1-en-3-one];
  • Peso molecular da base:¬†302.4558;
  • Peso molecular do acetato:¬†60.0524;
  • Peso molecular do enantato:¬†130.1864;
  • F√≥rmula:¬†C20H30O2;
  • Ponto de fus√£o:¬†N√£o definido;
  • Produtor:¬†Schering;
  • Dose efetiva (oral):¬†(Homens) 100-200mgs/dia; (Mulheres) 10-25mgs/dia;
  • Dose efetiva (injet√°vel):¬†(Homens) 350-600mgs/semana; (Mulheres) 100mgs/semana;
  • Meia-Vida:¬†10-14 dias (injet√°vel); 4-6hrs (oral);
  • Tempo de detec√ß√£o:¬†4-5 semanas;
  • Compara√ß√£o anab√≥lica e androg√™nica:¬†88:44-57.

Conclus√£o

O Primobolan √© uma droga de baixo potencial anab√≥lico e que possui pouca aplicabilidade para uso masculino, sendo melhor utilizada por mulheres visto que o organismo feminino √© mais sens√≠vel em rela√ß√£o aos horm√īnios masculinos.

As melhores aplicabilidades desse anabolizante estão relacionadas à fase de manutenção da massa muscular e também queima de gordura corporal, visto que seu potencial anabólico é relativamente baixo quando comparado a outras drogas.

√Č uma droga que possui pouca carga de efeitos colaterais e tamb√©m n√£o apresenta uma alta toxicidade para o f√≠gado, por√©m, tem um custo elevado e certa dificuldade para se adquirir atrav√©s de uma fonte que seja realmente confi√°vel, o que muitas vezes pode colocar em risco o uso do Primobolan em um ciclo.